quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zetti - Salão de Piracicaba


Como a maioria de vocês já sabe, nossa querida amiga Zetti foi afastada da coordenação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais importantes do mundo.
A secretária de Cultura, responsável pelo afastamento, não deu maiores explicações para tirar do cargo alguém que luta bravamente há mais de 20 anos pelo sucesso do Salão.
O Brazilcartoon, do incansável Márcio Leite, tomou as rédeas de um protesto em favor de nossa amiga, e já conta com uma cacetada de cartuns, caricaturas e textos, inclusive, internacionais.
Este texto enviei para ele hoje e também posto aqui. Se quiserem participar, deem um pulo em www.brazilcartoon.com
Gritem bem alto!


Meu contato com a Secretária de Cultura nunca foi além de formais apertos de mãos em duas ou três aberturas do evento. Não posso julgar se é competente ou não em seu ofício. Porém, conheço profundamente a Zetti, mais precisamente, desde meus 15 anos de idade, quando fui o mais jovem selecionado do Salão.

Sua competência está mais que comprovada por décadas em que atuou de forma direta para que o Salão de Piracicaba se tornasse um dos mais importantes do mundo, e referência e norte para todos os outros que vieram depois dele no Brasil.
Passaram sobre a ponte do majestoso rio Piracicaba quase todos os ícones do nosso humor gráfico. Gerações de artistas que moldaram o cartum e a caricatura brasileiros tal como conhecemos hoje.
Também lá estão expostos hoje nomes desconhecidos que serão os mestres de amanhã, os detentores de importantes espaços na mídia e formadores de opinião, continuadores de nosso prestígio mundial nessa seara.

Portanto, a cultura brasileira também passa pelos velhos tijolos e chaminés do Engenho, passa pelo Centro Nacional de Humor Gráfico, passa pela contagiante gargalhada da maestrina Zetti.
E se todo engenho necessita de engrenagens para funcionar, a peça principal das engrenagens do Engenho Central se chama Maria Ivete Araújo.

Depois de 23 anos de participação( 3 como membro do júri) e 8 prêmios, desisto de fazer parte do Salão até que a Zetti seja reconduzida ao seu cargo. Sei que um dia ela sairá, mas que seja por sua própria vontade ou por força da aposentadoria. Nesse dia, nossos aplausos de gratidão serão ensurdecedores. E daremos as boas-vindas ao próximo diretor, que com o apoio de todos nós cartunistas, sem dúvida também fará um belo trabalho.

11 comentários:

  1. É ISSO DALCIO A ZETTI É UMA PEÇA IMPORTANTE PARA O SALÃO DE HUMOR , PODE CONTAR COMIGO PARA AJUDAR A ZETTI , ABRAÇOS PIRES!!!

    E VIVA CARTUM

    WWW.CONGOPIRES.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dalcio.
    Eu tenho gravado em VHS um vídeo feito pela TV cultura sobre o salão de Piracicaba.
    Entre os entrevistados lá estava a Zetti comentando sobre vc, desde qdo muito novo qdo ia ver os trabalhos que chegavam ao salão.
    Mais que justa essa manifestação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO TEXTO CONSCIENTE E MUITO EMOCIONANTE, MEU AMIGO DÁLCIO!
    TODOS NÓS DEVERÍAMOS BOICOTAR ESSE SALÃO ATÉ QUE A ZETTI FOSSE POSTA DE VOLTA!

    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Pires! Em 1º lugar, parabéns pelas charges ferradonas!
    Brigadão pelo apoio à Zetti, ela é craque!
    Abração,

    ResponderExcluir
  5. Caraca,Sidney! Vc tem esse documentário da Cultura?? Qquer hora que a gente se encontrar, quem sabe não rola uma cópia?... é nóis na fita(VHS)- eu não poderia perder esse gancho!
    A Zetti me aturou cavoucando na pilha de desenhos por anos! É uma santa!
    Até mais( e parabéns pelas belas ilustras!)

    ResponderExcluir
  6. Fala, Nei!
    É que fiquei P da vida, sei que a Zetti já fez verdadeiros milagres( lê-se "trabalhou com falta de verba") pra botar aquele salão em pé; claro que não sozinha, mas sempre foi fundamental sua batuta.
    Se em nossas charges diárias sempre criticamos as injustiças sociais e políticas, por que não colocar nossa indignação em favor de alguém que sempre fez tanto por nós, cartunistas?
    Brigadão pelo seu valioso apoio, meu amigo!
    Inté,

    ResponderExcluir
  7. VALEU DALCIO ,PARABÉNS PELA ATITUDE E CORAGEM . ABRAÇO DO AMIGO E ADMIRADOR ANTES DE TUDO DO SEU CARÁTER. PAULO BRANCO

    ResponderExcluir
  8. Dalcio,
    Além de mestre no traço, o que nós já sabíamos, você mostrou seu lado reflexivo com esse texto tão preciso e direto...Depois dele não existe mais nada a ser acrescentado...A não ser a volta da Zetti...
    Abraço...

    ResponderExcluir
  9. A Secretária de cultura está tentanto acabar com a cultura piracicabana...começou com a P.de C.. e agora o salão de humor...
    Não podemos deixar isso acontecer!!!

    ResponderExcluir
  10. Paulão, meu amigo, valeu! Fui lá em seu blog e até ganhei uma palhinha do Pink Floyd! Parabéns!
    Wlamir, Sarah, brigadão!
    Abração pra vcs,

    ResponderExcluir
  11. Grande Dálcio... blz mano!!!

    cara recebi o do bira, e parabéns pela atitude, sem zetti ninguém participa.

    de noticias.. caracas!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    abraços do Sika

    ResponderExcluir