sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ali Agca


Para quem não se lembra, esse cara mandou bala no Papa João Paulo em 1981. Agora que está solto, decretou o fim do mundo. Agca, mermão, entra na fila; tem uma porrada de gente marcando no calendário o fim do mundo. Também, pudera, com tantas guerras, terremotos, tsunamis, enchentes, banqueiros e políticos, até o Nanquim - meu Dálmata- acha que a gente não dura muito.
Saiu na Veja desta semana.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Darwin


Tem horas que o Photoshop não dá conta de algumas inspirações. Não vou negar que ele é meu escoteiro particular, tá sempre alerta ali pra me ajudar a cumprir as tarefas diárias pra jornais, livros e revistas. O cara é ponta firme. Porém... às vezes, nada melhor do que não ligar nada na tomada e passar algumas horas agradáveis cutucando o papel pra ver se dali sai alguma coisa.
Com esse Darwin foi assim. Papel e lápis de cor.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Roberto Carlos


Tá na Veja desta semana. A frase ironiza a quantidade de torcedores que foram receber o craque na Fazendinha, campo do Coringão. Sei da carabina que o cara tem na canhota, mas como bom são-paulino, não vou ficar aqui enchendo o egão do camisa 6.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Zetti - Salão de Piracicaba


Como a maioria de vocês já sabe, nossa querida amiga Zetti foi afastada da coordenação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos mais importantes do mundo.
A secretária de Cultura, responsável pelo afastamento, não deu maiores explicações para tirar do cargo alguém que luta bravamente há mais de 20 anos pelo sucesso do Salão.
O Brazilcartoon, do incansável Márcio Leite, tomou as rédeas de um protesto em favor de nossa amiga, e já conta com uma cacetada de cartuns, caricaturas e textos, inclusive, internacionais.
Este texto enviei para ele hoje e também posto aqui. Se quiserem participar, deem um pulo em www.brazilcartoon.com
Gritem bem alto!


Meu contato com a Secretária de Cultura nunca foi além de formais apertos de mãos em duas ou três aberturas do evento. Não posso julgar se é competente ou não em seu ofício. Porém, conheço profundamente a Zetti, mais precisamente, desde meus 15 anos de idade, quando fui o mais jovem selecionado do Salão.

Sua competência está mais que comprovada por décadas em que atuou de forma direta para que o Salão de Piracicaba se tornasse um dos mais importantes do mundo, e referência e norte para todos os outros que vieram depois dele no Brasil.
Passaram sobre a ponte do majestoso rio Piracicaba quase todos os ícones do nosso humor gráfico. Gerações de artistas que moldaram o cartum e a caricatura brasileiros tal como conhecemos hoje.
Também lá estão expostos hoje nomes desconhecidos que serão os mestres de amanhã, os detentores de importantes espaços na mídia e formadores de opinião, continuadores de nosso prestígio mundial nessa seara.

Portanto, a cultura brasileira também passa pelos velhos tijolos e chaminés do Engenho, passa pelo Centro Nacional de Humor Gráfico, passa pela contagiante gargalhada da maestrina Zetti.
E se todo engenho necessita de engrenagens para funcionar, a peça principal das engrenagens do Engenho Central se chama Maria Ivete Araújo.

Depois de 23 anos de participação( 3 como membro do júri) e 8 prêmios, desisto de fazer parte do Salão até que a Zetti seja reconduzida ao seu cargo. Sei que um dia ela sairá, mas que seja por sua própria vontade ou por força da aposentadoria. Nesse dia, nossos aplausos de gratidão serão ensurdecedores. E daremos as boas-vindas ao próximo diretor, que com o apoio de todos nós cartunistas, sem dúvida também fará um belo trabalho.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tiger Woods


Essa carica saiu na revista Veja, no final do ano passado.

Top Top Gun

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Salman Rushdie


Um 2010 duca pra todos os amigos que passaram por aqui nas festas e não se esqueceram de trazer nacos de rabanada e goles de Sidra Cereser!
Bem, essa carica fiz em agosto de 09. Em uma semana foram 8. Normalmente, minha produção é beeeem mais modesta, mas como estava fazendo umas experimentações( jogava um balde preto na tela e começava a manchar sem um desenho prévio), me empolguei e emendei uma na outra. Desse surto, saíram as caricas do Sarkozy & Bruni, que ficaram em 2º no BH Humor, e uma ligeira piora em minha tendinite.